quarta-feira, 5 de junho de 2013

Raio-X do Brasileirão 2013



  Olá leitores!
  Bem, no último mês de maio começou a ser disputado o campeonato mais disputado e imprevisível do mundo:O Brasileirão.

  Devido a proximidade da Copa do Mundo, alguns craques como Ronaldinho Gaúcho do Atlético Mineiro e Jadson do São Paulo retornaram ao futebol brasileiro para ter mais visibilidade e aumentarem suas chances de futuras convocações, tornando assim o campeonato ainda mais competitivo.
  Apesar do Brasileirão ser bastante imprevisível e muito disputado, alguns times possuem maiores investimentos e podem ser considerados favoritos, já alguns deles não possem um elenco com tantas opções e podem ser considerados favoritos ao rebaixamento, e é justamento isso que irei analisar.


Atlético-MG:
  O Galo vem empolgando com um belo futebol nos últimos meses. O time conseguiu manter a base do último ano e contratou Diego Tardelli, que se encaixou perfeitamente em seu esquema que é extremamente  ofensivo e vem fazendo uma campanha excelente na Libertadores. Terminou em 2º lugar na última edição e muitos críticos do futebol consideram o Galo, devido principalmente ao seu técnico Cuca,"cavalo paraguaio", pois na hora das decisões o time não costuma dar conta do recado. Será que a equipe quebrará essa escrita?


Atlético-PR:
  O Furacão voltou esta temporada para a Série A após algum tempo na segundona e ainda é uma incógnita. Isso porque o Atlético utilizou o Sub-23 na disputa do estadual e seu time principal foi disputar um torneio festivo no exterior, sem muita importância. O time deve aproveitar alguns jogadores do Sub-23 e se espera que fique no meio da tabela, provavelmente conseguindo uma vaga para a Sul-Americana.


Bahia:
  O Bahia sofreu muito no estadual, não conseguiu ganhar de times frágeis do estado da Bahia e as vezes que enfrentou seu maior rival Vitória, sofreu grandes vexames. O time contratou Cristovão Borges para ser seu comandante e  passou por uma reformulação no elenco visando encontrar um melhor futebol. Se o time não conseguir melhorar, deve brigar para fugir do rebaixamento.


Botafogo:
O Botafogo foi campeão estadual  de forma incontestável, conquistando os 2 turnos assim anulando a necessidade de uma final. Comandado pelo craque Seedorf, o time vem empolgando nos últimos meses e possui um bom elenco. Porém, com o atraso dos salários, o clube podem vir a negociar suas principais estrelas para quitar suas dúvidas e isso deve atrapalhar muito. O alvinegro pode chegar a brigar por uma vaga na libertadores, caso não perca seus principais jogadores.

Corinthians:
O Corinthians manteve a base vitoriosa do último ano e conquistou o Campeonato Paulista. Com seu tradicional estilo de jogo, o time não costuma empolgar mas consegue bons resultados. Apesar da queda precoce e injusta na Libertadores, a torcida vem apoiando a equipe e é esperado que o Corinthians brigue pelo título ou no mínimo por uma vaga na libertadores, após grandes investimentos realizados em Alexandre Pato e Renato Augusto.


Coritiba:
  A equipe do Coxa foi campeã estadual e tem alguns jogadores experientes como referência, no caso Deivid e Alex, o último sendo o grande reforço do time na temporada. O Coritiba costuma fazer bons jogos quando atua em casa e tem a tradição de ir bem em competições mata-mata, como a Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, a equipe deve ficar no meio da tabela, brigando por uma vaga na Sul-Americana.


Criciúma:
O Tigre é o único representante de Santa Catarina na Série A do Brasileirão, tendo conquistado seu retorno à elite do futebol no último ano. A equipe foi campeã  catarinense e tem como arma o apoio da sua torcida, devendo dar trabalho aos times mais fortes quando atuar em seu território. O time não possui um elenco muito forte e deve brigar para fugir do rebaixamento. 


Cruzeiro:
Após um ano de 2012 abaixo do esperado, o Cruzeiro contratou reforços de peso para essa temporada como o zagueiro Dedé, o meia Diego Souza e o atacante Dagoberto e ainda busca mais contratações. O time começou bem a temporada mas não conseguiu superar o Galo na final do estadual. Porém após algumas rodadas do Brasileirão, a equipe mineira deve conseguir um melhor entrosamento e promete ser um forte candidato ao título e por uma vaga na Liberadores.


Flamengo:
Após um bom começo de estadual no Rio, a equipe caiu muito de produção e não consegue encontrar regularidade. A diretoria contratou Jorginho para ser o novo comandante e o elenco passou por uma reformulação, demitindo alguns jogadores como Ibson e contratou outros nomes de peso como o atacante boliviano Marcelo Moreno além de contar com algumas promessas da base, como Rafinha. O Flamengo conta com alguns bons jogadores e caso encontre maior regularidade, pode sonhar com vôos maiores. Caso continue da mesma forma, deve ficar no meio da tabela e conseguir uma vaga na Sul-Americana.


Fluminense:
O Tricolor foi campeão do Campeonato Brasileiro de 2012. O time manteve a base e se reforçou com algumas peças como o lateral Monzón e o atacante Rhayner que caiu nas graças da torcida. Apesar de ter mantido a base, o time não vem demonstrando um bom futebol. Abel Braga tem a fama de conseguir resultados eficientes mesmo suas equipes não demonstrando  um futebol encantador. Será que o Fluminense conseguirá levar o caneco novamente para as Laranjeiras?


Goiás:
Campeão da Série B no ano anterior, o Goiás é o único representante de seu estado na Série A do Brasileirão. O time foi campeão estadual contra o Atlético-GO, recém rebaixado para a segundona do Campeonato Nacional. A equipe repatriou o atacante Araújo, ídolo do clube, que estava no Atlético-MG, e confia muito nele para marcar seus gols. Espera-se que o Goiás fique no meio da tabela, brigando por uma vaga na Sul-Americana, pois o time deve dar trabalho como mandante.


Grêmio:
O Grêmio começou o ano como um dos grandes favoritos ao título da libertadores, tendo investido pesado em grandes jogadores como Barcos, Vargas e André Santos. O time decepcionou no torneio Sul-Americano e no estadual utilizou seu time B que também não foi longe. A equipe tem grande potencial e caso consiga encontrar um melhor futebol, tem tudo para brigar por uma vaga na libertadores.


Internacional:
O Internacional foi campeão gaúcho de forma antecipada mas mesmo assim não conseguiu empolgar ainda. O time manteve sua base e contratou o técnico Dunga que terá a difícil missão de acertar os gaúchos, que tiveram  grandes discussões internas na temporada passada. Com craques como Forlán e D'Alessandro, a equipe tem condições de buscar uma vaga na Libertadores, caso encontre seu melhor futebol. 


Naútico:
O Naútico começou o estadual de forma empolgante, goleando vários adversários. Porém na fase decisiva do campeonato, acabou decepcionando e viu o seu rival Santa Cruz se sagrar campeão. A equipe é o único representante de Pernambuco, já que o Sport foi rebaixado no ano anterior. O Naútico possuía o Estádio dos Aflitos como principal arma, mas após um acordo, deve se transferir para a Arena Pernambuco. Mesmo assim deve tentar ganhar pontos em casa, para fugir do rebaixamento.


Ponte Preta:
A Ponte começou o ano de forma arrasadora, fazendo uma campanha impressionante no estadual, estando até agora invicta no ano atuando fora de seus domínios. Mesmo tendo uma equipe com nomes pouco conhecidos, vem mostrando um bom futebol e pode surpreender. Deve ficar no meio da tabela, brigando por uma vaga na Sul-Americana.


Portuguesa:
A Portuguesa disputou a Série A-2 do Paulista no 1º semestre, conquistando o retorno à elite do futebol paulista  e foi eliminada precocemente na Copa do Brasil. A equipe tem como destaques o meia Souza que teve passagens marcantes pelo Grêmio,São Paulo e Fluminense e o meia Cañete que chegou por empréstimo do São Paulo. Não se sabe muito bem o que esperar da Lusa, por ter atuado na Série B do paulista, que não é um grande parâmetro. Deve brigar para fugir do rebaixamento por não possuir um elenco muito forte.


Santos:
O Santos tinha o maior craque em atividade no futebol brasileiro. Tinha. Com a perca de Neymar, a equipe deve buscar um novo jeito de atuar, pois dificilmente o Peixe irá encontrar alguém que faça a função do craque, que carregava o time nas costas. Com a recente perca de seu treinador, Muricy Ramalho, o peixe vem passando por muitas dificuldades e deve ter um ano difícil. Espera-se que a diretoria contrate algumas peças de reposição com o dinheiro da venda de Neymar e o Santos deve ficar no meio da tabela, brigando por uma vaga na Sul-Americana.


São Paulo:
O Tricolor paulista começou o ano com uma má campanha na Libertadores. Chegou a esboçar uma reação, mas tendo a pior campanha da 1ª fase, não conseguiu passar pelo Galo nas Oitavas. O seu time reserva conseguiu realizar uma boa campanha no Paulista, assegurando a liderança na 1ª fase, mas mesmo assim o time acabou eliminado na Semifinal contra o Corinthians. Com a perca de Lucas, era esperado que Ganso começasse a jogar mais e assumisse o papel de principal jogador mas até agora ele não jogou o que se esperava dele. O São Paulo possui um elenco respeitável e deve brigar por uma vaga na libertadores.


Vasco:
O Vasco vem passando por uma grande crise financeira, tendo que se desfazer de praticamente todos os seus principais jogadores, inclusive seu astro Dedé, mais recentemente. Tanto que a equipe possui seu técnico Paulo Autuori como principal destaque, por ser um treinador com um grande currículo e espera-se que ele consiga manter a equipe na Série A. O time só não é favorito ao rebaixamento pois tem times mais fracos tecnicamente  no Brasileirão e a camisa deve pesar.


Vitória:
O Vitória , que conquistou seu acesso no ano anterior, vem empolgando esse ano com a conquista do Campeonato Baiano com placares elásticos contra seu maior rival, o Bahia. Apesar da eliminação na Copa do Brasil para um time sem muita expressão,o Rubro-Negro já provou que tem alguns bons jogadores,como o primo de Messi, Maxi Biancucchi ,e o argentino Escudero. Sob o comando de Caio Júnior, a equipe promete surpreender os favoritos ao título, principalmente atuando em casa, e deve ficar no meio da tabela, brigando por uma vaga na Sul-Americana.


Bem, agora que vocês já sabem o que podem esperar do Campeonato Brasileiro de 2013, encerro por aqui. Postem suas dúvidas, seu comentários e fiquem ligados pois semana que vem tem mais FeipaSports.

Grande Abraço!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário