quarta-feira, 15 de maio de 2013

"Deeez Oitentaaa!"


Confira agora a entrevista exclusiva do BLOG DOS FEIPA para Diez80, uma das bandas punk-rock mais influentes do Equador.


"You are always on my mind..." não? "encebollado de la madrina..." não? "yo soy un 'luser' en eso del amor..." ainda não? Bom, talvez para os brasileiros estes trechos sejam desconhecidos, mas já foram muito ouvidos no Equador, e especialmente na cidade de 3 milhões de habitantes, Guayaquil, cidade que viu nascer, crescer e desenvolver a Diez80. Nós do Blog, conseguimos uma entrevista com a banda com nome de veneno para ratos.

Blog dos Feipa: Quando se formou a banda e por que o nome Diez80?

Diez80: A banda foi formada em 1999 e o nome saiu já depois de várias ideias de nomes descartadas, inclusive tinhamos pensado continuar com o nome da banda anterior de 2 dos integrantes (Alejandro e Joseph) se chamava Incesto, mas ao ser irmãos (Diu e Don Kerwin) achamos nojento.

Assim, que um dia andando pelo centro de Guayaquil ouvimos a um vendedor ambulante gritar "Dieez Ocheentaa!" que é um veneno para ratos de fabricação caseira, a gente gostou muito por ser curto, fácil de lembrar e bem guayaquilenho.

B: Quais são as influências musicais?

D: São bandas demais pra falar, além de que as influências variam de acordo ao que cada integrante tá ouvindo no momento de criação de canções. Mas me atrevo a dizer que temos muito do punk new school californiano, algo de ska punk que tem ficado para atrás nas músicas antigas e nas novas abaixamos um pouco a velocidade e somos mais, poderiamos dizer que mais rock, punk rock.

B: Quais são as dificuldades de viver de música no Equador?

D: O rock, em geral, tem problemas no apoio monetário, não existem gravadoras, nem produtoras musicais importantes, a cena (musical) tem sido criada pelas próprias bandas e seus fãs. As emissoras que tocam bandas nacionais são contadas com os dedos de uma mão. Como não tem indústria, não tem quem se atreva a investir. Quase todas as bandas são seu próprios investidores o qual limita bastante. Mas apesar de todos os problemas, aqui seguimos, como muitas outras bandas.

B: Como se definem musicalmente?

D: Acho que agora estamos em "rock post grunge punk ska alternativo" se é que isso existe hahaha. Temos álbuns antigos e músicas novas, então num show dá pra ouvir nossa evolução musical diria eu.

B: Como se sente ter feito um single nos anos 90 (Lorem Ipsum) e ainda ser lembrado/ouvido nos ipods e pcs dos jovens (agora não tão jovens)?

D: Nossa primeira demo foi em fita cassette hahaha. Os melhores comentários, acho que são quando as novas bandas falam de que nos ouviam no colégio e que fomos sua influência na decisão de fazer uma banda, eu gosto disso porque assim não temos que ir atrás dos moleques de merda que acham que sua banda favorita é a única que existe hahaha.

B: Para quando o novo CD?

D: Pois como todo é na filosofia "Faça Você Mesmo", estamos indo pro estúdio por partes, justamente ontem (06/05) terminamos uma música nova, dessa faremos um videoclipe para conseguir shows e pagar as gravações que estão faltando, assim que a data de um CD como tal, é incerta, talvez lancemos 2 EPs.

B: Quais são as chances de vir ao Brasil pra tocar algum dia?

D: Pois quando nos convidem vamos de fato!

B: Se fizessem um convite para que as pessoas ouçam as músicas de Diez80, como seria?

D: Bem sabemos que você ouve bandas piores do que a gente, assim que você não perde nada ouvindo Diez80.

B: Para finalizar um salve para a galera do Brasil e aos leitores do Blog.

D: Brasil, nós te amamos, bom só as mulheres a todos não. Saudações a todos ai e um beijinho pra Xuxa e pra todos que nos conhecem.


Bom, para conferir músicas desta sensacional banda, está aqui o Soundcloud deles, vale a pena conferir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário